Espécie de tartaruga ameaçada de extinção aparece desovando em Arroio do Sal
- 13/01/2021
De acordo com o Ceclimar, desova do animal não é comum no Rio Grande do Sul. Área onde os ovos foram colocados está isolada para preservar o ninho. Espécie de tartaruga ameaçada de extinção aparece desovando em Arroio do Sal
Uma "tartaruga de couro", espécie ameaçada de extinção, foi flagrada colocando ovos na beira da praia de Arroio do Sal, no Litoral Norte do RS, na noite de terça-feira (12).
De acordo com o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), foi a segunda vez que a espécie desovou no Rio Grande do Sul. A espécie faz parte do grupo das tartarugas-gigantes, podendo pesar 400 quilos e colocar mais de 100 ovos.
O Ceclimar, o grupo de biólogos da região e a Secretaria de Meio Ambiente da cidade foram acionadas.
Segundo o professor de biologia e presidente da Associação Ativista Ecológica, Willian Lando Czeikoski, a única desova registrada anteriormente aconteceu em 1995, em Torres.
"A gente fica muito emocionado, porque não é um momento comum, e saber que esses animais estão conseguindo se reproduzir, diante de tanta degradação ambiental, é uma felicidade imensa. Preservar essas espécies é extremamente importante", diz.
Espécie de "tartaruga de couro" em Arroio do Sal, no RS
Willian Lando Czeikoski
Três dos ovos foram coletados e enviados para um laboratório que vai acompanhar o desenvolvimento até o nascimento dos filhotes, que depois serão devolvidos para o mar.
O nascimento das tartarugas deve acontecer em aproximadamente três meses.
O local na beira da praia está isolado e a Prefeitura de Arroio do Sal pede para que as pessoas não se aproximem, para garantir a segurança do ninho.
Três ovos foram coletados e enviados para laboratório
Willian Lando Czeikoski
VÍDEOS: RBS Notícias